Outubro Rosa: câncer de mama e a importância da conscientização

Outubro Rosa: câncer de mama e a importância da conscientização

Outubro Rosa: câncer de mama e a importância da conscientização

Aproveite o Outubro Rosa e saiba mais sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença que afeta milhares de mulheres no Brasil e no mundo.

A Fundação Susan G. Komen for the Cure lançou o laço cor-de-rosa e distribuiu aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, surgindo assim o movimento Outubro Rosa na última década do século 20. A partir de 1997, algumas cidades dos Estados Unidos começaram a promover diversas ações voltadas à prevenção do câncer de mama. No Brasil, a primeira iniciativa em relação à campanha foi a iluminação do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, em 2 de outubro de 2002. Em 2008, o Cristo Redentor no Rio de Janeiro ficou iluminado de rosa pela primeira vez.

Outubro Rosa: A importância da prevenção e do diagnóstico precoce

Este movimento visa conscientizar as mulheres sobre a importância de prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama, o tipo de câncer mais comum entre elas. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), espera registrar cerca de 74 mil novos casos por ano até 2025 no Brasil. Por isso, é fundamental que as mulheres façam os exames periódicos e fiquem atentas aos sinais da doença.

O que é o câncer de mama e quais são os fatores de risco

O câncer de mama é uma doença que se caracteriza pelo crescimento anormal das células da glândula mamária, formando um tumor. Ele pode ser influenciado por fatores hereditários, como histórico familiar, ou ambientais, como tabagismo, sedentarismo e má alimentação. A incidência do câncer de mama aumenta após os 50 anos de idade.

Como no Outubro Rosa é abordado o assunto sobre como reduzir o risco de desenvolver o Câncer de Mama

No mês de outubro, as explicações destacam que as mulheres devem adotar hábitos saudáveis para reduzir o risco de desenvolver o câncer de mama., como manter o peso adequado, praticar atividades físicas regularmente, evitar o consumo de álcool e tabaco. Adotar essas medidas pode evitar cerca de 30% dos casos da doença.

Como detectar o câncer de mama em fases iniciais

Para as mulheres, realizar os exames de rastreamento é essencial para detectar o câncer de mama em fases iniciais, quando as chances de cura são maiores. O principal exame é a mamografia, que deve ser feita a partir dos 40 anos, segundo a SBM – Sociedade Brasileira de Mastologia. Outros exames de imagem, como ultrassonografia ou ressonância magnética, podem ser solicitados para complementar a investigação.

Tratamento do câncer de mama

O diagnóstico precoce é a chave para o sucesso do tratamento do câncer de mama. Quando as mulheres fazem a mamografia de rastreamento no início, há cerca de 95% de possibilidade de cura da doença. Por isso, as mulheres devem fazer a mamografia de rastreamento, consultar regularmente o ginecologista e realizar outros exames de imagem, se necessário. O acompanhamento ginecológico também ajuda na prevenção do câncer, orientando as mulheres sobre as melhores escolhas para a sua saúde.

O Outubro Rosa é uma oportunidade para se informar e se cuidar.

O câncer de mama pode ser prevenido e curado, quando diagnosticado precocemente. Faça parte dessa campanha e compartilhe essa mensagem com as mulheres que você ama.

Confira o conteúdo sobre este assunto no meu Instagram e muitos outros.

Compartilhe:

Veja mais:

Dor nas mamas

Mastalgia: dores nas mamas

A dor nas mamas é uma das queixas   mais comuns no consultório do mastologista.  Chamada de mastalgia,  sabe-se que a maioria das mulheres a